top of page
Buscar

1ª Exposição dos Bananicultores recebe avaliação dos jurados


Equipe se reuniu na manhã desta sexta (5) para avaliar os cachos expostos.


Um grupo de jurados composto por técnicos e agrônomos da Epagri se reuniram na manhã desta sexta-feira (5) para avaliar os cachos de banana da 1ª Exposição dos Bananicultores.


A exposição conta com dois grupos de banana, a prata, conhecida como banana branca, e a Cavendish, conhecida como banana caturra. A pesquisadora da Epagri, Luana Maro, que atua na Estação Experimental de Itajaí, esclareceu quais os critérios utilizados na avaliação para definir os vencedores.


“Os critérios são os mesmos para ambos os grupos. Passamos pelos cachos verificando a questão da sanidade, presença de pragas, marcas de doença, ataques de insetos. Também observamos a questão da coloração, um requisito importante no momento da compra, algo que o consumidor leva em consideração, como frutas mais claras, o diâmetro, o tamanho e o formato do cacho, além da distribuição uniforme das frutas ao longo do cacho, se há simetria”, destacou a pesquisadora.


Conforme Luana, esses são os critérios no momento da compra no mercado. “Aqui, fazemos a avaliação desse conjunto”, completou. Serão premiados com medalhas e troféus, os produtores que tiverem os cachos com as melhores notas, segundo avaliação dos jurados.


O resultado vai ser divulgado amanhã, às 19h, no Palco Cultura do Piçarráia. Na ocasião, estarão presentes a Epagri, Abla- Associação dos Bananicultores de Luiz Alves e os expositores. A iniciativa, que visa reconhecer e coroar o trabalho dos agricultores, é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e a Abla.


Os visitantes poderão prestigiar a exposição das 18h às 2h, durante os três dias de festa, 5,6 e 7 de julho. Os cachos expostos são de produtores locais e de produtores de Luiz Alves que realizam plantio em Balneário Piçarras.

Comentários


bottom of page