top of page
Buscar

Ao longo de 2023, Santa Catarina registrou 284 dias de chuvas


Em 2023, a presença constante da chuva passou a ser uma característica marcante na vida dos habitantes de Santa Catarina. Além dos grandes estragos causados por alagamentos, outro grande problema foram os atrasos em obras de infraestrutura espalhadas pelo estado.


De acordo com os registros da Epagri/Ciram, durante todo o ano, o estado experimentou apenas 48 dias sem ocorrência de chuvas. Isso significa que, na mídia, a cada dez dias, oito foram marcados por precipitações, evidenciando uma mudança notável na rotina dos catarinenses. As informações são do NSC Total.


Conforme o levantamento, até 28 de novembro houve a ocorrência de chuva em 284 dias, levando em consideração todas as cidades catarinense, equivalente a 85,54% do total. Para que o dia seja considerado chuvoso, é necessário que tenha uma precipitação acima de um milímetro, como prevê a Organização Mundial Meteorológica (OMM).


Ainda segundo a Epagri, o município com o maior acúmulo de chuva em um único dia foi Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Em 16 de junho, choveu 254,8 milímetros, quase quatro vezes mais que a média mensal da região, que é de 70 milímetros.


Na época, a cidade decretou situação de emergência, após a passagem do fenômeno que foi influenciado por um ciclone extratropical. De acordo com a prefeitura, a chuva começou por volta das 19h e afetou diversas localidades. Além disso, o centro da cidade foi impactado por alagamentos. A estimativa é de que 60% do município tenha sido afetado. Moradores ficaram desalojados e bairros, destruídos.


Em seguida, vem Mirim Doce, no Vale do Itajaí, com 221,4 milímetros em 14 de abril, e Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, com 203,6 milímetros, em 28 de outubro, como as cidades com os maiores acumulados de chuva no Estado neste ano.



Opmerkingen


bottom of page