top of page
Buscar

BARRA VELHA – Secretaria de Saúde divulga relatório mensal de atendimentos e reforça dados do IBGE

O aumento na demanda trouxe melhorias para a população


A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha divulga nesta terça-feira, 04, os números do Relatório de Atendimentos realizados entre os dias 1º de Junho a 1º de Julho de 2023 nas Unidades Básicas de Saúde - UBS.

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE - divulgou os resultados do último censo, finalizado em 2022. Na pesquisa, o município é segundo que mais cresceu proporcionalmente. Hoje com 45.371 habitantes, ocupando a 7ª posição na classificação nacional.

O crescimento de 102.68% é resultado da apuração de dados desde 2010 e o relatório mensal de atendimentos de junho nas UBS, reforça esse cenário. O aumento populacional em contraponto com a quantidade de atendimentos prestados pelo município, prova que a demanda trouxe junto melhorias à população.

Essas melhorias refletem na qualidade, quantidade e principalmente nos tipos de serviços oferecidos para a população, bem além do que eram ofertados 12 anos atrás.

Segundo a enfermeira Alyne Neves, responsável pela UBS Escalvado, o bairro, considerado um dos menores em população, (cerca de 300 pacientes cadastrados), registra 170 atendimentos prestados nesse período.

No mesmo período de 2020 eram apenas 24 pacientes atendidos. Um aumento significativo de mais de 85%.

Para a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária, Sabrina Mendes da Silveira, o momento de pós-pandemia contribui para os índices atuais.

“Quando o foco do mundo era a Covid, as pessoas estavam se resguardando mais e evitavam frequentar estabelecimentos de saúde. Agora, com a situação normalizada, e uma doença a mais para se cuidar, o movimento dobrou e tivemos que trazer melhorias para nos adequar à nova realidade”.

As comunidades dos bairros São Cristóvão e Itajuba foram as que mais cresceram. De acordo com o secretário de saúde, Rogério Pinheiro: “O aumento na demanda tornou necessária a criação do atendimento em horário estendido nestes bairros, até as 20h, com a oferta de consultas médicas, procedimentos de enfermagem e cuidados odontológicos”.

Ainda segundo o gestor, também foi entregue a obra da unidade do São Cristóvão, trazendo mais conforto e dignidade para os funcionários e a população.

Em junho de 2020 a UBS São Cristóvão atendia 2.235 pessoas. Conforme o balanço divulgado, no mesmo período de 2023 já são 4.977 pacientes atendidos. O valor representa 55.09% a mais no total de serviços prestados.


Confira a seguir o total de atendimentos de cada bairro


Escalvado - 170

Medeiro - 327

Rio novo - 198

Centro - 4.025

Itajuba 4.958

Pedras Brancas - 1.893

Quinta dos Açorianos - 2.125

São Cristóvão - 4.977

Sertãozinho- 1.474


As Unidades Básicas de Saúde atendem de segunda a sexta-feira no horário das 07h30 às 12h durante a manhã e das 13h30 às 17h no período da tarde.

As unidades com horário estendido estão disponíveis das 17h às 20h. Os serviços ofertados no período noturno têm como objetivo atender os trabalhadores que não tem como comparecer na unidade no horário habitual, em consultas agendadas e casos de urgência.



Commentaires


bottom of page