top of page
Buscar

Bem-Estar Animal: Barra Velha planeja investir em ações abrangentes


Na crescente busca por uma convivência harmoniosa entre seres humanos e animais, o Município de Barra Velha anuncia um marco significativo em sua política pública: um amplo conjunto de medidas voltadas para o bem-estar animal.


Com o objetivo de garantir cuidados abrangentes, a iniciativa inclui castração e microchipagem, resgate e tratamento de animais abandonados, vacinação, feiras de adoção e a capacitação de servidores para investigação de denúncias de maus-tratos.

“Desde que assumi a Fundema, no final de 2023, percebi a ausência de ações contundentes para efetivação da proteção de animais, popularmente conhecidas como bem-estar animal ou causa animal. Quase sempre, estes serviços são feitos por associações e organizações não governamentais, o que é louvável, mas não nos isenta de nossa obrigação legal.


Foi então que começamos a desenvolver ações mais abrangentes, por meio da observação de boas práticas de municípios vizinhos e reuniões técnicas com nossas equipes”, afirma Kaiann Barentin, presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Barra Velha.

De acordo com Kaiann, um edital de chamamento público será publicado nos próximos dias, visando a contratação de uma prestadora de serviços que desenvolva ações de resgate e tratamento de animais feridos, castração, microchipagem, feiras de adoção e abrigo temporário.“É um investimento significativo, mas recebemos a determinação do prefeito interino, Daniel Pontes da Cunha, para implementação destas ações”, ressalta o presidente da Fundema.


A médio e longo prazo, a Fundema pretende firmar convênios com municípios vizinhos, a exemplo de Balneário Piçarras, dada a proximidade entre as duas cidades. Segundo Kaiann Barentin, o Município de Balneário Piçarras é um bom exemplo a ser seguido quando o assunto é bem-estar animal.


“Balneário Piçarras é referência e nós pretendemos firmar um convênio futuramente com aquele município para ampliar nossas ações na proteção animal”, destaca Kaiann.

Nesse sentido, os servidores Filipe Varela e Luciano Rubira, diretor e chefe do Fundo de Bem-Estar Animal de Balneário Piçarras, respectivamente, se reuniram nesta tarde com o presidente da Fundema de Barra Velha, Kaiann Barentin, acompanhados da Dra. Francine Dias, procuradora jurídica da Fundação e da coordenadora de fiscalização, Maristela Delmonego Bruschi. A intenção é unir esforços em busca de recursos federais e estaduais para a causa animal.

Comments


bottom of page