top of page
Buscar

Bióloga e Professora destacam importância da preservação da Lagoa de Barra Velha



Projeto Paisagem Cultural busca valorizar o patrimônio natural e cultural da região.


A bióloga da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Gabriela Klein, e a professora da Secretaria Municipal de Educação, Liziane Téo, mostraram o material "Paisagem Cultural da Lagoa de Barra Velha" produzido pelo Observatório de Interações do Ambiente (OiA), durante o evento do dia 13 de julho na Câmara de Vereadores de Barra Velha, ressaltando a relevância da preservação da Lagoa para o município. Na ocasião, elas enfatizaram que a Lagoa de Barra Velha é um elemento de destaque na paisagem natural e cultural da cidade, sendo um dos principais motivos da ocupação humana desde tempos pré-históricos.


A dupla destacou, ainda, que o material resultante do projeto será trabalhado nas ações de educação ambiental que a SEMEC e a FUNDEMA realizam juntas. Esse projeto abrange uma ampla gama de temas, com o objetivo de reconhecer e divulgar a paisagem da lagoa como patrimônio cultural e natural da região. Ele estuda as características ambientais, as estruturas geográficas, o processo histórico de desenvolvimento, as dinâmicas econômicas, práticas e saberes tradicionais, abrangendo todos os elementos que caracterizam e revelam a lagoa como parte significativa da identidade local.



A bióloga Gabriela Klein enfatizou que a preservação da Lagoa de Barra Velha é fundamental para a qualidade de vida dos moradores, não apenas devido à sua importância ambiental, mas também pelo seu caráter de identificação cultural, promovendo um sentido de pertencimento ao território. Além disso, ressaltou que reconhecer e valorizar as águas fluviais como patrimônio cultural são passos indispensáveis para construir cidades mais sustentáveis, humanas e resilientes.


Como parte das atividades do projeto, a equipe responsável pela pesquisa realizará uma caminhada no entorno da Lagoa de Barra Velha no sábado, 22 de julho, às 10h. Durante o encontro na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no Centro de Barra Velha, serão apresentados alguns elementos importantes da paisagem e os resultados da pesquisa. Os participantes também receberão gratuitamente catálogos impressos contendo informações relevantes sobre o patrimônio cultural e natural da região.


O material impresso será distribuído nas escolas municipais e em alguns prédios públicos, como a Fundema, também há exemplares disponíveis. A versão digital pode ser acessada pelo link



Comentaris


bottom of page