top of page
Buscar

Casa de Palmito é devolvida à comunidade em solenidade emocionante em Barra Velha


Inauguração do Patrimônio Histórico marca momento marcante na preservação da história e cultura da cidade.


Em uma emocionante solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 06, a Casa de Palmito, patrimônio histórico de Barra Velha, foi oficialmente entregue à comunidade. O prefeito Douglas da Costa presidiu o ato e destacou a importância do momento para a cidade.


"Celebramos um momento marcante e histórico para a história de Barra Velha – a inauguração da tão sonhada Casa de Palmito, que será a casa da cultura e das recordações do nosso município! É uma honra contribuir para a reconstrução de um dos patrimônios culturais de Barra Velha! A Casa de Palmito representa um passo significativo na preservação de nossa história e cultura. Agradeço a todos que tornaram possível esse momento e reitero nosso compromisso com a valorização do nosso patrimônio!”, disse o prefeito


Construída na década de 40, a Casa de Palmito foi cuidadosamente realocada do Costão dos Náufragos para a Praça Lauro Carneiro de Loyola, passando por um processo de restauro que a deixou ainda mais esplêndida que a original. O trabalho de reconstrução foi custeado pela empresa Barra 07 Empreendimentos, que adquiriu o terreno onde a casa tombada estava alocada. A casa foi restaurada 100% pela iniciativa privada e possui quatro setores principais: um escritório no sótão, um auditório para 80 pessoas nos fundos, um amplo espaço para exposições culturais na frente e um hall de entrada moderno para exposições menores e diversos usos.


"Ao restaurá-la, não só estamos preservando um símbolo do nosso passado, mas também criando um espaço multifuncional para as futuras gerações aprenderem, se reunirem e se orgulharem", contou o prefeito.


O presidente da Fundação de Turismo, Cultura e Esporte (Fumtec), Pierre Costa, explicou que haverá uma curadoria para definir os itens que irão decorar exatamente a Casa de Palmito, espaço que também será usado para exposições itinerantes. "É um espaço onde manteremos vivas as nossas raízes, a nossa história e essência. Nos próximos dias iremos definir as recordações que irão decorar a Casa do Palmito. Será a nossa casa de recordações", assegura. O espaço deve ser aberto ao público até o final deste ano.


História:

Ela foi edificada pelo casal Augusto Teodoro Wald Becker e Erna Bisewvski, que se conheceram e logo se uniram. "A Casa de Palmito pode ser considerada a primeira mansão de Barra Velha, a primeira casa de grande porte. Ela foi construída entre 1939 e 1943, em uma época em que havia apenas pequenas casas de pescadores naquela região. E, quando ela foi feita, chamava muita atenção dos moradores de Barra Velha e de quem visitava a cidade – pelo tamanho dela", contou o historiador Juliano Bernardes.






































Comments


bottom of page