7º Exercício Simulado de Ajuda Humanitária: Defesa Civil aprimora respostas ao enfrentamento de desastres A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), junto com diversas instituições, está participando do 7º Exercício Simulado de Ajuda Humanitária. Todo o treinamento praticado ao longo desses quatro dias visa preparar os participantes para responderem de maneira mais assertiva e rápida no auxílio à população em momentos de necessidade e ao enfretamento de desastres.
O evento iniciou na segunda-feira, dia 24 de julho e se estende até quinta-feira, dia 27. Ao total, três municípios da Grande Florianópolis foram contemplados para sediarem as ações do Exercício, são eles: Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Palhoça.
O Exercício Simulado é fruto de um trabalho em conjunto com diversas instituições, como por exemplo, o Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª BDA INF MTZ), Prefeituras de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Palhoça, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Científica (PCI) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“O resultado de todo o Exercício é fruto do comprometimento e participação de todas as instituições”, disse Coronel Marcelo Balbi, Chefe de Operações da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Dessa forma, ter as instituições integradas é essencial para a eficácia dos trabalhos. Coronel Cesar de Assumpção Nunes, diretor de Gestão de Desastres, destaca a importância da integração. “É um Exercício bastante válido pois envolve, principalmente, quem tem que fazer o enfrentamento dos desastres. Essa integração, mesmo que seja na ficção, ela serve pra treinar as capacidades de cada instituição e tomar consciência de que os desastres serão cada vez mais intensos e com maior frequência”.
Kommentare