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“Denúncia Certa” entenda as diferenças entre os serviços de cada setor


Cada departamento conta com o apoio da Ouvidoria Municipal, além de canal próprio para receber e analisar os pedidos


A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha explica a diferença entre os tipos de denúncias que podem ser recebidas em suas repartições.

A área da saúde e saneamento possui diversas funções que oferecem serviços direcionados às necessidades do cidadão barravelhense.


A verificação de denúncias é um destes ofícios e pode ser observada em setores como o Programa de Combate a Dengue, (vinculado a Vigilância Epidemiológica), e na Vigilância Sanitária - VISA. Cada departamento conta com o apoio da Ouvidoria Municipal no número (47) 3446-7711 e no e-mail ouvidoria@barravelha.sc.gov.br, além de canal próprio para receber e analisar os pedidos.

Com os objetivos de facilitar o entendimento do contribuinte sobre os desafios enfrentados no dia a dia destes profissionais, e trazer agilidade para resolução das situações repassadas, tem início nesta terça-feira, 12/03, o quadro “Denúncia Certa", criado para auxiliar o serviço público e a população.


O diretor Éder Wissoski, fala da importância em destinar as denúncias ao devido setor para que sejam atendidas com mais agilidade e presteza: “Esse conhecimento nos ajuda a evitar tramitações desnecessárias e diminui o tempo de atendimento das solicitações”. Por isso, em caso de dúvidas sobre onde encaminhar as denúncias, o ideal é ligar na Ouvidoria.

A coordenadora do Programa de Combate a Dengue do município, Juliana Zimmermann, exemplifica alguns tipos de denúncias, executadas pelos agentes de endemias:

“Nosso foco aqui é o acúmulo de água parada e limpa, nestes casos atendemos relatos de acumuladores de lixo ou pertences, casas com piscina sem tratamento correto e limpeza, residências fechadas com provável criadouro do mosquito da dengue, calhas sem manutenção, vasos de planta e sanitários abandonados, terrenos baldios com descarte irregular de entulho, entre outros”.


A coordenadora Juliana Zimmermann, reforça que a responsabilidade de limpeza dos ambientes domésticos, assim como de todo o município em áreas particulares, é dos proprietários, locatários e/ou de quem for responsável pelo local. Ela ressalta: “O trabalho é aplicado por meio de demonstrações e orientações de como eliminar os focos e criadouros”.


Se houver reincidência da situação encontrada, esses locais passam pela fiscalização da Vigilância Sanitária para a tomada das devidas soluções cabíveis, sendo os responsáveis notificados e autuados conforme as leis que regem a segurança em saúde.

Outro papel da VISA, para manter a saúde pública em dia, é a fiscalização do saneamento municipal. Nesse processo, são verificadas as instalações hidrossanitárias das construções, e as ocorrências que envolvem problemas relacionados às redes de esgotos que correm a céu aberto, ou estão instalados de forma irregular.


A VISA também recebe denúncias nas áreas de alimentos, medicamentos, produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, saúde ambiental, saúde do trabalhador, serviços de saúde e de interesse da saúde, além do monitoramento da qualidade da água potável do município.

O setor de combate à dengue está localizado na rua Carlos Mais, nº 127, no Centro de Barra Velha, e recebe denúncias pelo número (47) 9 9638-1879, somente via whatsapp, com prazo de até 30 dias para resposta.


A VISA está instalada na Av Thiago Aguiar, nº 199, sala 01, no bairro Jardim Icaraí. Para acionar seus serviços basta se dirigir ao local. Para mais informações o contato é o ( 47) 3456-3090. O prazo de retorno para denúncias pode variar de 15 a 30 dias.

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