![](https://static.wixstatic.com/media/e7f714_a7d369bd4012460eaf402ea2ac82c1ea~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_554,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/e7f714_a7d369bd4012460eaf402ea2ac82c1ea~mv2.jpeg)
Uma megaoperação intitulada ‘CadeiAço’, desencadeada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (DEIC) da Policia Civil de Santa Catarina, prendeu mais um envolvido no crime de furtos de cargas.
Até o momento foram presas 9 pessoas, dentre elas, uma mulher. A última prisão foi realizada na noite de quinta-feira, 19. Dois dos investigados ainda continuam com o paradeiro incerto.
A operação coordenada pelo delegado Osnei Valdir de Oliveira, além do cumprimento dos Mandados de Prisões, também cumpriu 11 Mandados de Busca e Apreensão nos estados de Santa Catarina e São Paulo.
Segundo o delegado, foram cumpridos mandados nas cidades de: Blumenau e Porto Belo em SC e nas cidades de São Carlos, Ibaté, Araraquara, Igaraçu do Tietê e Santa Lúcia, todas em São Paulo.
Com o apoio de policiais de São Paulo, as equipes de investigação ‘estouraram’ um galpão, localizado na cidade de São Carlos, que era utilizado pela quadrilha para a ocultação das cargas furtadas.
No local, além de caminhões pertencentes ao grupo criminoso também foram apreendidos conjuntos de placas usadas nos crimes. No cumprimento do Mandado de Prisão, um dos investigados não acatou as ordens resistindo à prisão. Foi necessário a utilização de técnica de imobilização.
“A ação desarticulou grupo com atuação interestadual responsável pela subtração de Cargas de Bobinas de Aço e Vergalhão”, explicou o delegado.
A investigação iniciou após a especializada tomar conhecimento do furto de carga de bobinas de aço ocorrido no mês de março deste ano, na cidade de São Francisco do Sul/SC.
Na ocasião o motorista registrou o fato como roubo, versão inverossímil conforme a investigação realizada.
MANDADOS - Foram presos líderes do grupo e motoristas que realizavam o embarque das cargas e posterior destinação diversa à contratada.
Durante o cumprimento das buscas foram apreendidas armas de fogo, munições, placas de caminhões utilizadas em furtos, documentos e dispositivos eletrônicos.
Todo material será analisado pela Equipe de Investigação.
O líder do grupo foi autuado em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo.
A ação contou com apoio operacional das DICs de Blumenau, Balneário Camboriú e delegacias da DEIC/SC DCC, DFRV, DLAV, DRAS e DFAZ. No Estado de São Paulo Policiais Civis de São Carlos/SP, Santa Lúcia/SP e Ibaté/SP.
Denúncias relacionadas a Furtos e Roubos de Cargas devem ser encaminhadas para o e-mail deic-dfrc@pc.sc.gov.br da POLÍCIA CIVIL, sendo garantido o anonimato.
Comments