top of page
Buscar

Secretaria de Saúde de Barra Velha celebra campanha Julho Amarelo com oferta de testes rápidos




A ação relembra os cuidados com as hepatites virais


A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha celebra a campanha Julho Amarelo com a oferta de testes rápidos para a população.



Desde 2019 com a criação da Lei nº 13.802/2019 o mês de Julho foi escolhido pelo Ministério da Saúde para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, na campanha Julho Amarelo.



Com o objetivo de fazer parte dessa iniciativa, a unidade sanitária do Serviço de Atendimento Especializado - SAE fez a entrega de 350 testes rápidos para hepatite B e C nas Unidades Básicas de Saúde - UBS de todos os bairros e no Pronto Atendimento - PA 24h. Em 2023, já foram distribuídos mais de 3500 testes.



Segundo a enfermeira do SAE, Helaisy Michereff, “o paciente pode ser testado na UBS ou no PA, tendo o resultado positivo para hepatite é encaminhado para o SAE, para dar início ao tratamento e acompanhamento”



O médico clínico geral do SAE, Jairo Lenzi, fala de como a doença afeta o organismo: “A hepatite é uma inflamação no fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas”.



No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E.



No Brasil as hepatites mais comuns são as do tipo A, B e C. Em Barra Velha, de acordo com os registros da Vigilância Epidemiológica, são 8 pacientes com hepatite B e 2 com hepatite C, destes 9 estão em acompanhamento no SAE, fazendo exames a cada 06 meses.



Para Lenzi, o diagnóstico precoce da doença é importante, pois os sintomas demoram a aparecer, “Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, aponta o médico.



O secretário de saúde Rogério Pinheiro lembra que a testagem é gratuita e está disponível para toda comunidade “A falta do conhecimento sobre a doença é nosso maior desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste. Se o resultado for positivo, o tratamento está à disposição na rede pública de saúde”.



As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e sem fornecimento de água tratada para higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Комментарии


bottom of page