top of page
Buscar

Secretaria de Saúde de Barra Velha parabeniza agentes de saúde e de endemias pelo seu dia


Profissionais estão na linha de frente das estratégias de saúde


A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha parabeniza os agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias pelo seu dia.


Nesta quarta-feira (04) de outubro comemora-se o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde - ACS e Dia Nacional do Agente de Combate às Endemias - ACE, datas instituídas em 2007 e 2014, respectivamente.


A Prefeitura de Barra Velha por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento vem a público parabenizar estes profissionais pelo excelente trabalho realizado, funções de extrema importância para a saúde do município.


Segundo o secretário de saúde Rogério Pinheiro, “Nossos agentes, o ACS e o ACE, são responsáveis pela base de nossas estratégias, estão na linha de frente, orientando a população e trazendo informações para que possamos melhorar nossos serviços”.


A cidade conta com 54 ACS, divididos entre os bairros, trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde - UBS. Eles exercem tarefas como encaminhar as pessoas para a UBS, se necessário, orientar os pacientes, de acordo com as instruções da UBS de cada bairro, além de acompanhar a situação de saúde da população de sua comunidade.


Para saber quem é o ACS da sua rua, o ideal é procurar a UBS do seu bairro e verificar a informação com a enfermeira responsável.


Já os ACE, atuam na Vigilância Epidemiológica, junto ao Programa de Combate da Dengue. Dentre as ações do serviço destaca-se a fiscalização de armadilhas e de locais que possam estar infectados pelo mosquito da dengue, e a aplicação de veneno em áreas infectadas.


Para a coordenadora do Programa de Combate da Dengue, Juliana Zimmermann, “Graças ao trabalho do agente de endemias, conseguimos saber onde é o local de maior infestação e assim controlar o vetor”, explica Juliana.


Barra Velha possui 08 agentes de endemias. Destes, 06 dedicam-se ao tratamento em áreas de infestação, (no momento são os bairros Centro, Vila Nova, Jardim Los Angeles e Jardim Icaraí), 01 para a vistoria de armadilhas e pontos estratégicos e 01 para atender a área dos casos positivos de dengue.

Opmerkingen


bottom of page